Header Ads Widget

header ads

Prazo para inscrição de candidatos no Enem chega ao fim

Concurso é base para o estudante, através das notas que obtiver, conseguir acesso a programas como o Ciência sem Fronteiras e o Fies
O número de inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ultrapassava a marca de 7,8 milhões de estudantes até 22 horas de ontem, sexta-feira, último dia de inscrições. Os candidatos tinham até 23h59min para fazer o cadastro no site da prova.

Na hora da inscrição, os candidatos precisam informar um número de telefone fixo ou celular válido, bemcomo cadastrar um endereço de e-mail, que não pode ser usado por outro participante. Neste ano, candidatos travestis e transexuais podem usar o nome social.

Nesta edição, estão isentos da taxa de inscrição os concluintes do ensino médio em 2015 matriculados em escolas da rede pública e as pessoas que se declararem pobres. O pagamento da taxa, no valor de R$ 63, poderá ser realizado até as 21h59min (de Brasília) do dia 10 de junho.

No ano passado, 9,5 milhões de candidatos se cadastraram no site. Desse total, 8,7 milhões confirmaram a participação (a redução se deve ao não pagamento da inscrição).

Detalhes

A nota do Enem é fundamental para quem quiser pleitear o crédito estudantil pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) - o candidato precisa obter nota mínima de 450 pontos no exame - e para entrar em na universidade por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que oferece vagas em 115 instituições públicas.

A prova também é considerada obrigatória para entrar no programa Ciência sem Fronteiras ou Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológico).

O Enem foi criado para avaliar os alunos que estão concluindo o ensino médio ou que já o concluíram em anos anteriores. Não importa a idade nem o ano do término do curso. Estudantes que não terminarão o ensino médio este ano podem participar como treineiros, ou seja, o resultado não poderá ser usado para participar de programas de acesso ao ensino superior.

É na hora da inscrição que os participantes podem solicitar atendimento especializado ou específico. O atendimento especializado é oferecido a pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia (alteração neurológica que dificulta a aprendizagem de números) ou com outra condição especial.

Via O Povo

Postar um comentário

0 Comentários