Header Ads Widget

header ads

Mineiro é o primeiro tetraplégico do Brasil a voltar a andar

Um fato marcante para a medicina brasileira: após passar oito anos em uma cadeira de rodas, um engenheiro de 32 anos, deu seus primeiros passos. Bruno Medeiros, mineiro de Santa Rita do Sapucaí, ficou tetraplégico ao sofrer um grave acidente de carro que afetou a sexta vértebra da coluna cervical. Em seguida, passou para um estado de tetraparesia, considerada uma lesão incompleta da vértebra.
O  tratamento inovador  desenvolvido na França consiste na implantação de um neuroestimulador que envia sinais elétricos leves através de eletrodos. O aparelho foi desenvolvido para auxiliar cadeirantes na recuperação do controle da bexiga e do intestino, mas, em alguns casos, a expectativa é de que ajude as pessoas a recuperarem os movimentos dos membros inferiores.
A técnica trazida pelo médico Lucélio Ramos, da Escola Paulista de Medicina, tem um custo de cerca de R$ 600 mil, já entrou para a lista de procedimentos da ANS (Agência Nacional da Saúde).
O engenheiro precisou entrar na Justiça para obrigar o convênio a arcar com os custos já que o tratamento ainda não é oferecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde) ou garantido por seu plano de saúde.
A cirurgia realizada em maio foi um sucesso, os especialistas ficaram surpresos com o resultado: após 24 horas Bruno já conseguia as pernas.
Além do tratamento inovador, a força de vontade do paciente foi essencial. A certeza de que voltaria a caminhar o fez manter a força durante todos esses anos.
Fonte: R7

Postar um comentário

0 Comentários