Header Ads Widget

header ads

Cunha critica reajuste do Bolsa Família: ‘irresponsabilidade fiscal’


Peemedebista diz que o governo corre o risco de paralisar diante do déficit de R$ 96 bilhões

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), criticou o reajuste médio de 9% para o Bolsa Família anunciado pela presidente Dilma Rousseff na tarde deste domingo (1º) durante o ato em homenagem ao Dia do Trabalho no Vale do Anhagabaú, em São Paulo.]
É uma "irresponsabilidade fiscal" da presidente Dilma Rousseff, afirmou Cunha. O peemedebista lembrou que o governo aumentou o rombo das contas públicas e já projeta um déficit de R$ 96 bilhões em 2016.
Em entrevista ao jornal O Globo, Cunha afirmou que essa nova meta fiscal ainda precisa ser aprovada pelo Congresso até o dia 22 de maio, ou o governo paralisa suas atividades. A atual meta prevista na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é de superávit e não de déficit.
Além disso, Cunha disse  que Dilma vetou o reajuste do Bolsa Família na LDO de 2016, uma emenda de autoria do senador Aécio Neves (PSDB-MG), que havia sido incluída pelos parlamentares.
"O aumento do Bolsa Família agora é uma irresponsabilidade. E falar que isso já está (previsto) no Orçamento é enganação do governo. Quando o governo propôs a mudança da meta fiscal, de um superávit para um déficit gigantesto, significa que o Orçamento não pode ser executado como fora aprovado. As receitas não existem, tinha até CPMF. Ou seja, uma irresponsabilidade", avaliou Cunha.
O presidente da Câmara também disse que as ações de Dilma são "agonia de fim de festa", fazendo referência à possibilidade de a presidente Dilma ser afastada do cargo com a aprovação pelo Senado da admissibilidade do processo de impeachment. Segundo Cunha, se a meta não for aprovada pelo Congresso e Dilma fizer tais gastos, pode haver novo crime de responsabilidade.  O grupo de Temer alega que quer a aprovação da meta para não paralisar o país.
"E não são bondades. São maldades com a população, porque o déficit tem consequências e quem paga são todos os contribuintes", comentou Cunha.
Em relação a correção do Imposto de Renda para 2017, Cunha disse que não há problema porque o impacto não é imediato, mas ressaltou que a medida precisa ser votada pelo Congresso. "Porei para votar como sempre pus todas as matérias do Poder Executivo", afirmou Cunha.
A reportagem do jornal O Globo destaca que outros aliados de Temer já previam que Dilma faria um pacote de gastos nesse período que antecede à votação do Senado. Por isso, o presidente do PMDB, senador Romero Jucá (PMDB-RR), pedia que a votação da abertura do impeachment ocorresse já no dia 27 de abril, mas o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), insistiu no prazo máximo de dez dias úteis na comissão especial do impeachment.
A votação do impeachment de Dilma em plenário será dia 11.
Portal Massapê 
NOTÍCIAS AO MINUTO

Postar um comentário

0 Comentários