Header Ads Widget

header ads

UM MÊS APÓS GREVE, PRESOS SEGUEM SOLTOS NAS PENITENCIÁRIAS


Secretário da Justiça diz que unidades ainda estão destruídas após as rebeliões de 30 dias atrás. Cenário é propício para fugas e motins

Um mês após a greve dos agentes penitenciários do Estado, que durou 17 horas e culminou na morte de 18 presos, os internos ainda circulam livremente no pátio dos presídios destruídos durante as rebeliões nas unidades da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Servidores ouvidos pelo O POVO apontam que pouca coisa mudou com relação à crise do sistema carcerário, agravada após aquele fatídico 21 de maio, quando os agentes cruzaram os braços.
Nos últimos 15 dias, uma morte foi registrada e classificada como “possível suicídio”. Já as fugas e tentativas de escape são recorrentes. Cerca de 60 presos já conseguiram fugir e apenas 32 foram recapturados. Na avaliação do titular da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), Hélio Leitão, que confirmou a precariedade das unidades, os últimos episódios ainda são “fruto da instabilidade criada com a greve ilegal”, que teria sido “agudizada” no intervalo da paralisação.

O cenário descrito pelo secretário é de total destruição nas unidades. Celas, ruas e vivências tiveram grades arrancadas ou retorcidas. A situação estaria contribuindo para os inúmeros túneis descobertos, fugas ou tentativas recentes. “Eles quebraram as celas e estão soltos, contidos apenas pela muralha. Isso propicia a realização de fugas e atos de indisciplina”, disse Leitão. Conforme O POVO publicou em 31 de maio, após a greve, em média, um túnel foi encontrado por dia nos presídios do Estado. Nem mesmo a presença de 120 homens da Força Nacional tem impedido as ações. A expectativa é que o grupo permaneça no Estado até meados de julho.

Situação precária

O secretário apontou as Casas de Privação Provisória de Liberdade (CPPLs) 1, 2, 3, 4, em Itaitinga, e a unidade Prisional Adalberto de Oliveira Barros Leal, conhecida como Carrapicho, em Caucaia, como as mais depredadas. Segundo ele, as CPPLs 1, 3 e 4 estão passando por reformas. As obras em Caucaia devem ter início na próxima semana. Os trabalhos têm previsão de 90 dias para serem concluídos. As reformas custarão R$ 6 milhões.

“O pior momento passou”, disse Leitão, ao destacar que o sistema prisional do Ceará e do Brasil vive em crise permanente. “Nossa massa carcerária intramuros é hoje de 16,5 mil presos, sendo seis mil deles excedentes”.


Entre a última sexta-feira e ontem, O POVO tentou ouvir o presidente do Sindicato dos Agentes e Servidores do Sistema Penitenciário do Ceará (Sindasp/CE), Valdemiro Barbosa. Entretanto, ele não estava na sede do órgão e as chamadas para o celular não foram atendidas.

Portal Massapê: Fonte: O Povo

Postar um comentário

0 Comentários