Header Ads Widget

header ads

500 mil famílias cearenses não pagarão conta de energia por dois meses

  Sexta-Feira 19 Março 2021



O Governo do Ceará pagará as duas próximas parcelas de conta de energia (abril e maio) de quase 500 mil famílias que consomem até 100 Kwh. De acordo com o governador Camilo Santana (PT), todos os gastos da fatura serão pagos pelo Estado, incluindo as taxas com iluminação pública, e a conta será entregue zerada para os consumidores. A medida será encaminhada para aprovação na Assembleia Legislativa nesta sexta-feira. Decisão similar também foi realizada no ano passado.

A decisão faz parte de um conjunto de medidas que o Executivo estadual tem adotado para reduzir os impactos econômicos da pandemia entre os cearenses mais vulneráveis. Durante a live de hoje, o governador também regulamentou lei que concederá auxílio de R$ 1 mil para para trabalhadores do setor de restaurantes.
Camilo anunciou ainda que teve conversa com outros governadores e encaminhou solicitação para a prorrogação do pagamento do ICMS no Simples Nacional. A proposta é que as empresas devedoras, cerca de 95% do total de empresas cearenses de acordo com o governador, tenham mais 90 dias para fazer o pagamento dos impostos dos meses de março, abril e maio.

Com o crescimento acelerado do número de casos e a pressão sobre a rede assistencial do Estado, as autoridades cearenses tem se mobilizado para criar auxílios e garantir que as pessoas fiquem em casa durante o período de lockdown. Camilo disse que as atuais medidas de restrição de circulação estão dando resultado e já é possível observar “tendência de diminuição” nos indicadores da pandemia.

Nesta sexta-feira, 19, acontecerá nova reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus para analisar os números e definir determinações do próximo decreto estadual. A decisão atual, que instituiu lockdown no Estado, é válida até a próxima segunda-feira, 21. “Nós sabemos que as medidas que estamos tomando têm reflexo na economia e na vida das pessoas, mas estão sendo necessárias para reduzir a velocidade da transmissão”, enfatizou Camilo.
“A única forma de prevenir, evitar que as pessoas morram (em decorrência da doença) é através do isolamento social. Quero fazer sempre o apelo à população cearense para usar a máscara, evitar aglomeração e sair somente para o que for necessário. Quanto mais rápido fizermos o nosso dever de casa, mais rápido sairemos da pandemia”, insistiu o governador.

O Ceará registra 93,5% de ocupação em leitos de UTI, incluindo as esferas pública e privada, de acordo com dados do IntegraSUS desta quinta-feira, 18. Vinte hospitais estão com capacidade de UTIs esgotada no Estado. O Hospital Leonardo da Vinci, considerado referência no combate à Covid-19 no Ceará, tem somente cinco de 165 leitos de UTI disponíveis para atendimento de novos pacientes; a ocupação de enfermarias é de 88,3%.

Fonte: O Povo Online  / Portal Massapê

Postar um comentário

0 Comentários