Header Ads Widget

header ads

CEARÁ - Pessoas desalojadas e colheita perdida: como está a cidade do CE com mais chuva acumulada em 33 anos

Quarta Feira, 04 de Abril de 2022

Foto: Wandenberg Belém

Quando, no início deste ano, os "Profetas da chuva" divulgaram previsão positiva para a quadra chuvosa (fevereiro-maio) no Ceará que viria a começar, era difícil imaginar que algumas cidades cearenses atingiriam tão altos índices pluviométricos em poucos meses. O município de Várzea Alegre, no Sul do Estado, é o principal exemplo.

Em somente quatro meses, a cidade de pouco mais de 40 mil habitantes, recebeu volume de chuva superior ao acumulado em todos os últimos 33 anos. Já são mais 1.400 milímetros em 2022. No entanto, há pouco o que comemorar. Este índice trouxe prejuízos generalizados.

Devido aos grandes volumes, 70 famílias estão recebendo suporte financeiro da Prefeitura, outras seis tiveram que sair permanentemente de suas casas, plantações foram completamente perdidas e até a produção de mel foi afetada. Um prejuízo ainda incalculável.

"Projetamos perda de até 80% da lavoura. A agropecuária também foi afetada, já que a alimentação do rebanho ficou inviabilizada em muitas áreas. Tivemos perdas ainda na apicultura e bovinocultura. Os prejuízos foram muitos", descreve o secretário da Agricultura de Várzea Alegre, Matias Alves.

Em junho, após o fim da quadra chuvosa, a Prefeitura fará um levantamento com o objetivo de identificar a quantidade de hectares de plantação que foram perdidos. 

Conforme levantamento realizado, entre janeiro a abril deste ano, choveu 1.439,3 milímetros, volume quase 50% superior à média histórica anual do Município, que é de 961.6 mm. Os dados foram extraídos da plataforma da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme)

.Mesmo ainda restando todo o mês de maio (o último da quadra chuvosa) e dezembro (mês que se inicia a pré-estação chuvosa), este volume já é o maior das últimas três décadas, ficando atrás apenas do ano de 1989. Caso as precipitações sigam a atual tendência e o mês de maio feche dentro da média, o ano de 2022 pulverizará este índice e se tornará o ano mais chuvoso das últimas cinco décadas.

Nos quatro meses iniciais deste ano, apenas fevereiro fechou com chuvas abaixo da média em Várzea Alegre. Nos demais, o Município obteve mais que o dobro da pluviometria esperado. A média histórica de janeiro para a cidade é de 155,7 milímetros e, ao fim daquele período, a Funceme contabilizou 321,9 mm.

Em março, choveu 551 milímetros, o que representa 145% acima da média, que é de 224,6 mm. No mês passado, novamente bons volumes contabilizados. A média para abril é de 193,9 mm e, ao longo dos 30 dias, choveu 424,2 mm. Já fevereiro choveu 19,6% abaixo da média (177 mm).

Fonte: Diário do Nordeste / Portal Massapê

Postar um comentário

0 Comentários