Header Ads Widget

header ads

Os pernilongos preferem o sangue das mulheres?


Img - Os pernilongos preferem o sangue das mulheres?Você já deve ter ouvido alguém dizer que os pernilongos preferem picar as mulheres, mas saiba que isto é um mito! Não existe nenhum estudo conclusivo no mundo que indique que os insetos têm preferência pelo sangue feminino.

Entretanto, existem sim pesquisas cientificas que tentam traçar o perfil preferido dos pernilongos. Os estudos têm apresentado explicações ligadas ao tipo sanguíneo dos indivíduos e aos aspectos comportamentais e químicos para justificar ataques mais frequentes dos insetos.

Confira algumas pesquisas sobre o tema:



Em 1972, um estudo publicado na revista científica Nature afirmou que pessoas com sangue tipo O apresentavam uma tendência maior para atrair os pernilongos. De acordo com as cientistas britânicas Corinne Wood e Caroline Dore, os mosquitos da espécie Anopheles gambiae eram especialmente atraídos por esse tipo de sangue.

Mas, em 2004, uma nova pesquisa realizada no Japão e publicada no Journal of Medical Entomology indicou que os pernilongos, na verdade, poderiam apresentar preferência por diversos tipos de sangue.

Algumas pessoas ainda acreditam que os mosquitos ataquem mais as mulheres por causa da presença do estrogênio no organismo, o hormônio sexual feminino, mas não existe comprovação científica para tal afirmação. Aliás, um estudo feito nos Estados Unidos apontou que os homens seriam mais picados do que as mulheres, já que eles possuem um corpo maior.

Outro estudo, realizado na Universidade da Califórnia, sugere que o suor seja o responsável por promover uma atração maior dos insetos. O ácido láctico presente no suor humano é altamente atrativo para os pernilongos e, como os homens transpiram mais do que as mulheres, eles estariam mais propensos às picadas.

Essa condição também tem relação direta com os odores que os homens emitem, o que não significa que eles cheirem mal! Outro dado interessante é que os pernilongos picam mais os adultos do que as crianças.


Postar um comentário

0 Comentários