Header Ads Widget

header ads

CEARÁ PODE TER SECA TÃO SEVERA EM 2016 QUANTO A DE 1998, ALERTA PRESIDENTE DA FUNCEME

06/08/2015 - O presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Eduardo Sávio Martins, afirmou, na manhã desta quinta-feira (6) em entrevista, que as condições meteorológicas do próximo ano podem ser semelhantes às sentidas em 1998, ano em que o Nordeste foi atingido por uma das maiores secas da história, registrando apenas 270 milímetros de precipitações.
"O aquecimento do Oceano Pacífico tem persistido em alta, o que afeta diretamente o El Niño. E essa tendência de aquecimento acende a nossa luz vermelha, de alerta, porque vemos que o movimento está muito parecido com o 1997, e já existem alguns comunicados de institutos como a NASA, por exemplo, apontando que esse El Niño pode superar o de 1997, que gerou em 1998 uma seca extrema aqui no Ceará",  explicou Eduardo Martins. Para ele, ainda é cedo para dar uma previsão concreta, mas as projeções mostram que a situação das chuvas pode ficar bastante complicada no Estado.
Segundo Eduardo, o relatório com o diagnóstico final só deve ser finalizado em outubro, mas já é preciso compartilhar a preocupação com a população para que todos se conscientizem quanto à utilização da água, que deve ser escassa no próximo ano.
"As secretarias e os órgãos do Governo já estão implementando medidas com esse cenário mais pessimista. Se não acontecer (e o El Niño for embora), ótimo, mas pelo menos nós nos mobilizamos e fomos atrás de soluções já pensando em 2016. Vamos procurar perfurar poços e construir adutoras definitivas, por exemplo", disse.

Diário do Nordeste

Postar um comentário

0 Comentários