Header Ads Widget

header ads

Médica alerta para riscos de mamadeiras e chupetas para o desenvolvimento dos bebês

“O uso de mamadeiras e chupetas pode prejudicar a amamentação do bebê”. O alerta é da médica e coordenadora da Rede Cegonha em Alagoas, Syrlene Medeiros, que ressaltou a importância da exclusividade do aleitamento materno, especialmente nos primeiros seis meses de vida.
A médica explicou que, por meio do uso desses acessórios, podem ocorrer dificuldades no desenvolvimento correto da arcada dentária, além de dificultar o processo de alimentação do bebê. “A chupeta cria uma sensação de saciedade no recém-nascido, que vai buscar menos o leite materno e consequentemente diminuir a produção do leite pela mãe”, ressaltou a médica.
O uso de mamadeiras e chupetas também prejudica o desenvolvimento da arcada dentária e facilita o surgimento de quadros de infecção. “O risco de infecções aumenta com o uso, principalmente, se os utensílios não forem higienizados de forma correta”, declarou.
Syrlene Medeiros ressaltou, ainda, que o leite materno fornece todos os nutrientes necessários para o bebê. Isso porque, ele fornece anticorpos, protegendo o recém-nascido contra um grande número de enfermidades.
Decreto federal – E para assegurar o aleitamento materno e reduzir a comercialização desses produtos, a presidente Dilma Rousseff assinou na terça-feira (3) o decreto que regulamenta a Lei 11.265.
 A Lei proíbe a propaganda de leites artificiais, mamadeiras, papinhas, fórmulas, produtos farináceos e chupetas em veículos de comunicação. “A regulação auxilia na diminuição do uso indiscriminado desses produtos, que podem interferir de forma negativa no desenvolvimento das crianças”, salientou a médica da Sesau.

Fonte: Sesau/AL

Postar um comentário

0 Comentários