Header Ads Widget

header ads

Veja como evitar diarreia aguda durante as férias escolares


Ilustração
Dezembro é um mês muito aguardado pelas famílias por conta das férias escolares. Nessa época, um hábito comum é a realização de viagens com destinos que podem ser praia, campo ou cidade. O problema é que o clima quente, típico do período devido à chegada do verão, predispõe alguns comportamentos que facilitam a transmissão da diarreia aguda como a ingestão de água do mar ou areia da praia.  Além disso, a má conservação, falta de higienização ou preparo inadequado dos alimentos também podem causar, principalmente nas crianças, episódios de diarreia.
A diarreia é caracterizada pelo aumento do número de evacuações, geralmente com fezes amolecidas ou até mesmo líquidas. “A diarreia aguda é uma resposta de defesa do corpo ao ataque de micro-organismos – como vírus ou bactérias – podendo ter durabilidade que varia de poucos até 14 dias”, informa a gerente médica da unidade MIP Aché, Dra. Talita Poli Biason.
PREVINA-SE!
De acordo com a médica, é importante que a criança esteja com o calendário de vacinas em dia, a fim de evitar surpresas desagradáveis durante o período de descanso. “Além disso, evite ingerir água da torneira e não utilize o gelo produzido com água sem ser filtrada, pois esse pode conter microorganismos causadores de episódios de diarreia aguda”, alerta a médica.
A cautela com o preparo, conservação e higienização dos alimentos também deve ser levada em consideração antes de fazer qualquer tipo de refeição em restaurantes, lanchonetes ou qualquer outro estabelecimento comercial. “Na hora de preparar a refeição da família, lave bem as mãos. Evite também consumir alimentos preparados em locais que podem não possuir boas condições de higiene. Opte pelo consumo de alimentos frescos ou submetidos  à conservação adequada”, sugere Dra. Talita.
BUSCANDO O TRATAMENTO
Segundo a Organização Mundial da Saúde, o consumo de zinco é um importante aliado no tratamento da diarreia aguda. “O zinco auxilia na regeneração das células intestinais.” explica Dra. Talita.  “Como os micro-organismos causadores da diarreia, em geral, provocam lesão na mucosa intestinal e/ou alteram o funcionamento das células do intestino, levam a perda de água e sais minerais, é importante suplementar o zinco”, conclui agerente médica da unidade MIP Aché.
Fonte: Ascom Dezoito

Postar um comentário

0 Comentários