Header Ads Widget

header ads

Exercícios físicos para praticar durante a gravidez

Na fase da gravidez, muitas mulheres ficam com dúvidas quanto à prática de exercícios e atividades físicas. Veja alguns tipos básicos que são aconselhados e podem melhorar a saúde das gestantes
Atualmente, tornou-se uma rotina para várias mulheres frequentar a academia para malhar, ganhar mais disposição e manter o corpo em forma. Porém, quando vem uma gravidez, há uma série de dúvidas sobre quais são os exercícios mais indicados.
Na fase de gestação, o corpo feminino passa por transformações até o nascimento do bebê. Segundo especialistas, a malhação ajuda a preparar as grávidas para o parto, fortalecer os músculos da região, controlar o peso e prevenir o inchaço.
As futuras mamães que já tinham uma rotina de exercícios ou praticavam algum esporte podem manter o ritmo até o penúltimo mês, desde que tudo esteja bem para ela e o bebê.
Para quem não tinha uma rotina árdua de treino, antes de começar a se exercitar, é primordial consultar um ginecologista, que irá orientar qual a melhor prática. Mulheres com descolamento da placenta e gravidez de risco devem evitar essas atividades. Veja quais são os exercícios permitidos!
Alongamento: Indicado para todas as mulheres, desde praticantes até sedentárias. Auxilia na elasticidade do corpo, relaxamento e combate a dores.
Caminhada: Caminhadas leves são ideais para mulheres sedentárias, para ajudar a combater o estresse e ansiedade e melhorar a saúde cardiovascular. A indicação de especialistas é de três a cinco dias por semana, durante uma hora, pela manhã ou no fim da tarde. Devem-se usar roupas elásticas e tênis confortáveis.
Yoga: Uma ótima opção para o período de gestação, a yoga ajuda a alongar músculos e relaxar articulações, trabalhando o corpo e a mente. Algumas posições podem ficar mais difíceis com o crescimento da barriga, por isso é importante ir devagar em determinadas posturas.
Pilates: Ideal para corrigir a postura, auxilia no fortalecimento dos músculos e melhora a respiração, favorecendo as atividades na hora do parto. Também ajuda a evitar dores e na prevenção da incontinência urinária, pois trabalha a região do assoalho pélvico. Profissionais indicam a prática de pilates de 2 a 3 dias por semana para mulheres que já praticavam antes da gravidez.
Hidroginástica: Exercitar na água é uma ótima e divertida alternativa para todas as gestantes, portanto, essa é a prática de exercício mais indicada pelos especialistas. Alongamentos na piscina ajudam a melhorar a circulação, diminuir as dores no parto e inchaços.
Corrida: Pode ser praticada durante todos os meses da gravidez por mulheres que já praticavam atividades físicas. A frequência e intensidade, porém, devem ser mais baixas, em torno de trinta minutos, três vezes por semana. É importante conhecer seus limites e não exagerar.
Musculação: Desde que orientadas pelo médico e profissional de educação física, as mamães podem fazer musculação, de acordo com seus limites, começando aos poucos e conciliando com atividades aeróbicas. Os benefícios incluem a correção de postura e diminuição de dores.
Bicicleta ergométrica: A prática é indicada para os primeiros meses de gravidez, já que ao final a barriga está maior. Fazer treinos leves, até três dias por semana, atentando-se aos batimentos cardíacos e a produção excessiva de suor.
Exercícios proibidos para grávidas
Algumas atividades físicas são contra indicadas para as gestantes por médicos e especialistas: esportes como futebol, basquete e vôlei, lutas e saltos, corridas longas, bicicleta (ao final da gestação) e exercícios abdominais.
Mulheres com problemas cardíacos, anemias e outras doenças devem manter o repouso e seguir os tratamentos prescritos pelo obstetra. Caso haja algum sinal de dor, falta de ar, enjoo e outros problemas, as atividades físicas devem ser suspensas imediatamente.
franksaudebemestar

Postar um comentário

0 Comentários