Header Ads Widget

header ads

CEARÁ /SAÚDE - Ceará teve 526 Óbitos por COVID em janeiro, maior Registro nós últimos 7 meses

                  Foto: sistema verdes mares


O Ceará teve 526 óbitos causados por complicações da Covid-19 em janeiro deste ano, conforme dados da plataforma IntegraSUS. O registro de mortes pelo novo coronavírus é o maior dos últimos sete meses e só fica atrás de junho de 2021, quando foram contabilizados 1.325 óbitos pela doença no Estado.

Assim como em meses anteriores, a cidade de Fortaleza registrou a maior quantidade de mortes no primeiro mês do ano, com 236 óbitos por Covid, seguida dos municípios de Maracanaú, com 23 óbitos, e Caucaia, com 14 mortes, ambos na Região Metropolitana.

Desde julho de 2021 o Ceará apresentava queda no número de mortes e casos mortes por Covid, reflexo da vacinação da população, iniciada em janeiro do mesmo ano. Porém, com a chegada da variante ômicron, com maior transmissibilidade, que se tornou a predominante localmente, o Estado entrou na terceira onda da pandemia.

Maioria das vítimas são idosos

A maioria das vítimas da Covid no Ceará são idosos com 80 anos ou mais, com 228 mortes por Covid em janeiro, sendo 130 vítimas do sexo feminino e 98 do sexo masculino. Também houve o registro de 228 idosos com 75 a 79 anos que faleceram pela doença.

A quantidade de mortes de crianças e jovens até 19 anos teve um aumento expressivo no período, com 20 mortes. Destas, 14 crianças estavam na faixa etária de 0 a 4 anos; duas vítimas tinham entre 5 e 9 anos; uma delas tinha entre 10 e 14 anos; e três eram jovens entre 15 e 19 anos.

A última vez que o Ceará havia registrado tantas mortes de crianças e jovens foi em maio de 2021, quando Estado estava na segunda onda da doença.

Fonte: G1 ceará

Portal de notícias de Massapê

Postar um comentário

0 Comentários