Header Ads Widget

header ads

CEARÁ/ELEIÇÕES 2022 - Ceará recebe 1.300 urnas eletrônicas com novo modelo para as eleições de 2022

Terça Feira, 15 de Fevereiro de 2022


    Foto: Daniela Branches/Rede Amazônica


O Ceará recebeu 1.300 urnas eletrônicas do novo modelo (UE2020), que serão utilizadas nas eleições de 2022. A previsão é de que o Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-CE) receba 10.424 novas urnas até a data do pleito.

Apesar de as urnas passarem por atualizações e melhorias desde 1998, essa é a primeira vez que a sua aparência foi alterada. A UE2020 contará com uma série de possibilidades de acessibilidade e segurança.

As novas urnas possuem baterias que não demandam recargas a cada quatro meses de armazenamento e que têm vida útil mais longa, o que diminui custos de manutenção, explica o TRE-CE. Também passam a usar pen drives como mídias de aplicação, o que facilita a logística.

O processador é mais rápido e o teclado possui duplo fator de contato, que permite detectar erros em caso de mau contato ou curto-circuito na tecla. O órgão disse ainda que também é possível acoplar um equipamento para que, um dia, eleitores tetraplégicos possam votar por meio do movimento dos olhos e da boca.

Além disso, o perímetro criptográfico do modelo UE2020 foi certificado pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP Brasil. O algoritmo criptográfico da urna também foi trocado para o tipo E521, ou EdDSA, considerado um dos mais apurados atualmente disponíveis.

Facilidades e possibilidades para mesários

Outra novidade é a reformulação do terminal do mesário no modelo UE2020. Agora, ele não tem mais teclas, possuindo uma tela sensível ao toque. Isso possibilitará que, no futuro, a foto da eleitora ou do eleitor também apareça na tela quando a identificação biométrica for realizada.

O novo modelo do terminal do mesário permite ainda maior celeridade no processo de votação, porque o processamento da biometria acontecerá com maior rapidez. Ainda será possível iniciar o processo de identificação da próxima pessoa da fila enquanto a anterior ainda estiver votando.

Dois modelos

As novas urnas se somarão a outras dos modelos 2009, 2010, 2011, 2013 e 2015. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, 25.063 urnas serão o quantitativo total de urnas que integrarão o parque do TRE-CE para as Eleições 2022 .

Destaca-se que, embora a UE2020 e os demais modelos tenham aparências diferentes, todas são urnas eletrônicas oficiais da Justiça Eleitoral e apresentam os requisitos de segurança e legitimidade para receber e apurar com fidedignidade a manifestação da vontade popular expressada por meio do voto.

Fonte: g1ce/portal de notícias de Massapê

Postar um comentário

0 Comentários