Header Ads Widget

header ads

MUNDO/POLÍTICA - Ucrânia declara emergência, começa a recrutar reservistas e pede que seus cidadãos deixem a Rússia

Quinta Feira, 24 de Fevereiro de 2022


         Foto: Alexander Ermochenko/Reuters


O parlamento da Ucrânia aprovou nesta quarta-feira (23) um pedido do governo de Volodymir Zelensky para para a criação de um estado de emergência em toda a Ucrânia.

A medida atual não leva em conta as duas províncias separatistas de Luhansk e Donetsk, que já vivem esta situação desde 2014, com o início das disputas territoriais.

O pedido do presidente ucraniano ocorre em meio a uma escalada de tensões após o governo russo reconhecer a independência das províncias rebeldes do leste.

Além disso, os países do ocidente, liderados pelos Estados Unidos alertam para uma possível ofensiva militar em larga escala da Rússia contra a Ucrânia.

O que é estado de emergência?

Ao decretar estado de emergência, um país pode - em momentos de catástrofe, ataque ou guerra - tomar decisões de uma forma mais centralizada.

Com a decisão aprovada pelo parlamento, o presidente Zelensky recebe por 30 dias plenos poderes para lidar com a crise na região.

O pesquisador disse também que com o decreto de estado de emergência, é possível que as forças armadas possam chegar a ter um papel mais ativo no dia a dia.

Além disso, o governo terá poder de limitar a congregação de pessoas - e isso pode ser encarado como uma espécie de preparação para uma possível invasão Russa.

Convocação de reservistas

A Ucrânia começou a recrutar reservistas com idades entre 18 e 60 anos, após um decreto presidencial, informaram as Forças Armadas.

Ucranianos devem deixar a Rússia

Nesta quarta-feira, o ministério ucraniano das Relações Exteriores pediu a seus cidadãos que deixem a Rússia rapidamente, porque uma possível invasão poderia reduzir a assistência consular.

Soldado morto

Militares ucranianos relataram em rede social, nesta quarta, que um soldado foi morto e seis ficaram feridos após bombardeios por separatistas pró-Rússia, no leste da Ucrânia, nas últimas 24 horas.

Fonte: G1 / Portal Massapê

Postar um comentário

0 Comentários