Header Ads Widget

header ads

SOBRAL - Justiça reduz jornada de trabalho de duas mães que cuidam de filhos autistas

Quinta Feira, 13 de Maio de 2022

Foto: Getty Images

mães de crianças residentes em Sobral e em Boa Viagem, no interior do Ceará, tiveram a carga horário de trabalho reduzidas para cuidarem dos filhos com transtorno do espectro autista (TEA), após ações da Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará. A informação foi divulgada pelo órgão nesta quarta-feira (11).

Conforme a Defensoria Pública, as mães, servidoras públicas municipais, acionaram o Poder Judiciário para terem redução da carga horária de trabalho em 50% sem prejuízo de sua remuneração, devido à necessidade de acompanhamento às terapias e consultas médicas.

Em Sobral, a decisão saiu no dia 4 de maio. O juiz da 2ª Vara Cível de Sobral, Antônio Carneiro Roberto, decidiu em favor do pedido da Defensoria, feito pelo defensor David Gomes Pontes.

De acordo com o defensor, a Lei 13.370/2016 concede aos servidores públicos federais o direito à redução do horário de trabalho sem redução dos vencimentos, caso possuam cônjuge, filhos ou dependentes com deficiência.

Apesar de a lei falar em redução para servidores públicos federais, esse mesmo direito se estende a servidores estaduais e municipais, segundo o defensor. Com isso, muitos estados e municípios já reconheceram o direito através de leis próprias, mas, para quem não tem previsão legal, a legislação federal pode ser utilizada por analogia.

Em sua decisão, o juiz destacou os laudos médicos e as provas apresentadas na ação pela mãe da criança autista, que mostram que a criança precisa de acompanhamento em diversos tratamentos para ter um desenvolvimento adequado. 

Fonte: G1 ce / Portal Massapê

Postar um comentário

0 Comentários