Header Ads Widget

header ads

HU organiza mutirão de combate ao câncer de pênis

Ascom/Ufal
Como parte das ações educativas e assistenciais para promover a saúde do homem, o Serviço de Urologia do Hospital Universitário realiza no dia 28 deste mês de novembro, um mutirão de combate ao câncer de pênis, que tem incidência elevada nos países subdesenvolvidos e também no Nordeste do Brasil. O mutirão contará com a participação de urologistas voluntários do hospital e integrantes da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) que farão consultas para exames locais em homens com lesões penianas suspeitas, além do diagnóstico da doença e encaminhamento para cirurgia de postectomia, nos casos em que o procedimento for indicado.
O médico que coordena o serviço, doutor Humberto Montoro, enfatiza que a iniciativa é uma contribuição ao movimento Novembro Azul. “Em outros anos nossa participação visava conscientizar os homens a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Mas este ano, em função da incidência, que vem aumentando, vamos direcionar a ação para o câncer de pênis”, informa Montoro.
Segundo a SBU, o câncer de pênis tem relação direta com a irritação crônica do órgão por má higiene, fimose e doenças sexualmente transmissíveis, como o HPV. O homem com câncer de pênis apresenta inicialmente lesões que acometem a glande (80% dos casos), o prepúcio (15%) ou sulco coronal (5%). A postectomia é o nome que leva o processo de remoção cirúrgica do prepúcio, a pele que cobre a cabeça do pênis. É indicada para algumas condições médicas, como a fimose, além de facilitar a higiene do órgão.
Fonte: Ascom/Ufal

Postar um comentário

0 Comentários